O que é?

Um Marketplace é um espaço que une em um só local diversos vendedores e compradores. A plataforma é responsável por toda a intermediação e ao vendedor cabe somente a responsabilidade de emitir a nota fiscal e o produto.

Motivos para usar um marketplace

Existem algumas vantagens que o Marketplace te proporciona e podem aumentar o fluxo de vendas de seu e-commerce. Portanto, saiba bem onde colocar seus produtos.

Ao apostar nessa estratégia você encontrará maior visibilidade. Esses sites recebem milhões de visitas diárias e sua marca estará lá estampada junto aos seus produtos ganhando confiança advinda do nome do site. Portanto, saiba bem onde colocar seus produtos, a maior plataforma do ramo é o Mercado Livre, o site se tornou referência e é pressuposto que as lojas ali contidas sejam de confiança.

Consequentemente o volume de vendas irá aumentar, assim como seu rol de novos clientes e possíveis novos clientes.

Esses sites também são bem indexados, logo sua loja terá mais chances de se encontrada, assim você subirá no ranking e aumentará inclusive o número de suas vendas diretas.

Além disso, você irá economizar já que com tantas marcas em um só espaço reduzem o custo de publicidade

Como vender em marketplaces?

Cada MarketPlace terá suas exigências próprias para validar seu registro.
Por exemplo, as as mais comuns:

Registro de Parceiro – Geralmente esse registro é feito no próprio site. Além disso é feita uma coleta de informações cadastrais como CNPJ e especificações sobre seu negócio.

Documentação – A documentação exigida também irá variar entre os marketplaces, porém essas são as mais usuais:

  • Alvarás de funcionamento (do local que disponibilizará os produtos);
  • Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal;
  • CDCE Certidão dos Distribuidores Cíveis do Estado sede;
  • CNDP Certidão Negativa de Débitos Previdenciários;
  • CNF Certidão Negativa de Falência e Concordata;
  • Certidão simplificada do SINREM;
  • CSCE Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede;
  • CNDT;
  • CNPJ;
  • Comprovante de Inscrição Estadual;
  • Consulta Pública ao Cadastro do Estado;
  • Declaração do regime de tributação;
  • Estatuto Social atualizado.

Aprovação

Tendo feito o cadastro corretamente e de forma completa, basta esperar a resposta do marketplace após o envio do formulário.
No entanto, cada marketplace tem suas métricas e métodos de avaliação e aceite.

Fui aprovado! E agora…?

Agora será necessário cadastrar seus produtos na plataforma. Se você possui uma loja virtual, é uma boa ideia integrar o e-commerce a ela.

Vale lembrar que os marketplaces possuem regras e diretrizes que vão desde estabelecer um prazo máximo para envios após a venda até o bloqueio de determinados produtos que sejam considerados impróprios pela plataforma.

Conheça bem onde está vendendo para vender mais e melhor!

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