Quais são os critérios na hora de contratar uma plataforma de e-commerce?
A pandemia provocada pelo Covid-19 eliminou alguns costumes e instaurou novos hábitos. O que antes era comum, como passear no shopping, abraçar os amigos ou jogar uma partida de futebol, agora tornou-se uma ação complexa, que exige planejamento e cuidado.O novo normal chegou como uma proposta para garantir o mínimo de segurança diante do cenário de instabilidade. Este novo padrão está reforçando novos hábitos de consumo e o que mais se destaca na economia é o mercado de e-commerce. O marketplace tornou-se a principal modalidade de comércio durante a pandemia, sendo um dos poucos setores que conseguiu crescer exponencialmente em meio a uma crise.Mundialmente, o Brasil já figura há algum tempo na terceira posição entre os países que mais compram pela internet, sendo o líder do ranking na América Latina, com uma porcentagem superior a 50% de participação. Por isso, aqui, a quarentena apenas reforçou e potencializou um tipo de hábito que já estava instalado socialmente.O e-commerce não para de crescer
Mesmo aqueles que nunca haviam cogitado a possibilidade de abrir um e-commerce perceberam que esta seria a única alternativa de manter o comércio ativo durante o isolamento social. Desta forma, o jeito mais prático e rápido de transformar uma empresa em uma loja online é através de uma plataforma com recursos e assistência próprios. Por isso, esta foi a escolha de muito dos mais de 100 mil e-commerces que foram abertos entre março e maio de 2020.Pesquisas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que, em março, no Brasil, foram abertas mais de uma loja virtual por minuto. Neste universo, muitas empresas não tiveram condições ou tempo de abrir ou adaptar seu site para vendas, por isso optaram por uma plataforma que se adaptasse à necessidade do momento ou um marketplace popular, onde a audiência e volume de compras também cresceram.Magazine Luiza, um dos maiores e-commerces brasileiros, terminou o primeiro trimestre de 2020 com 26 milhões de novos clientes e um crescimento de quase 185%. Com 26 mil parceiros (sellers) e 16 milhões de produtos em seu marketplace, o Magalu atingiu 1,2 bilhão de reais em GMV nos primeiros três meses do ano. Depois do início da pandemia, o resultado foi ainda mais expressivo, nos primeiros 20 dias do mês de maio o crescimento do marketplace chegou a 229%.Em busca da plataforma perfeita: será que ela existe?
Se você, assim como tantos empreendedores brasileiros, está em busca de uma plataforma para colocar sua empresa no mercado de e-commerce, saiba que não existe uma opção perfeita. A busca, neste caso, deve ser pela plataforma que mais se adapta ao modelo do seu negócio a curto, médio e longo prazo.Neste sentido, você deve observar quais são os recursos que esta plataforma dispõe e se eles são compatíveis com o que é essencial para o seu negócio. Além disso, uma boa plataforma deve ter um bom sistema de integração. Você deve levar em consideração as integrações que serão mais úteis para a sua empresa também. O objetivo da plataforma deve ser facilitar o seu ingresso neste universo e não torná-lo ainda mais difícil e complexo.Critérios para escolher uma boa plataforma de e-commerce
Para facilitar a sua vida e ajudar você a fazer uma escolha acertada, elencamos alguns critérios importantes que podem auxiliar na escolha daplataforma de e-commerce para o seu negócio.Plataforma intuitiva
Recursos diferenciados
Plataforma com recursos para potencializar o SEO de sua loja
Compatível com smartphones
Opções de pagamento
Suporte técnico


